Isto porque, alguns atletas consideram fundamental ouvir a bola batendo na raquete para saber se foi ou não uma boa jogada. Por isso, há alguns casos em que os tenistas podem sim reclamar para o árbitro se o rival estiver gemendo alto demais para diminuir a distração no jogo.
Mas o que era só considerado incômodo ou não, se tornou objeto de pesquisa nos Estados Unidos. Segundo informações do site HypeScience, esta pesquisa quis descobrir se os gemidos e grunhidos podem distrair o oponente o suficiente para que ele tenha o desempenho do jogo afetado.
Para a realização do estudo, 33 pessoas não profissionais em tênis foram chamadas para assistir vídeos de uma bola de tênis indo em direção a elas, como se estivessem em uma partida. O objetivo era que as pessoas deviam dizer, de forma rápida, se a bola iria para a esquerda ou direita.
Depois dessa primeira fase da pesquisa, foi medida a precisão das respostas com o grupo analisado ouvindo apenas o som da bola batendo na raquete, porém, desta vez, foi introduzido um ruído semelhante a um grunhido na hora que a bola era atingida. Com este som, pode-se perceber que a precisão das respostas caiu significativamente.
Os pesquisadores pretendem avançar, estudando também os jogadores profissionais para ver se eles desenvolveram alguma estratégia para limitar os efeitos negativos de um adversário gemendo durante o jogo. No entanto, estes barulhos ainda dividem opiniões de jogadores e treinadores. Existem técnicos que afirmam que os gritos durante os jogos podem ajudar os tenistas a ficarem menos tensos e manterem o ritmo do jogo.
Além disso, os gemidos podem trazer confiança e a sensação de que estão no controle da partida. Agora, se você gosta ou não destes barulhinhos durante as partidas de tênis, os estudos parecem indicar que eles continuarão por muito tempo, pois os gemidos parecem dar mais força aos tenistas!
Mas e você? Gosta, não liga ou odeia esses gemidos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário