Mesmo Roger Federer sendo o maior vencedor da história dos Masters 1000 de Indian Wells, não foi o bastante para vencer neste ano. Ainda em 2014, Federer enfrentou Novak Djokovic no Torneio de Dubai, e venceu as semifinais sobre ele. No entanto, neste domingo, o sérvio Djokovic estava com tudo. Pela primeira vez desde 2006, o sérvio chegou ao Masters 1000 de Indian Wells sem ter levado um título sequer. Além disso, o número 2 do mundo, não havia disputado nem uma final de campeonato. Mas tudo mudou neste domingo, quando ele levantou a primeira taça.
"Foi uma vitória para elevar a confiança para o resto do ano", declarou o sérvio, que na decisão superou o suíço Roger Federer de virada, devolvendo a derrota sofrida duas semanas atrás na semifinal do ATP 500 de Dubai. "Como disse antes da partida, alguns poucos pontos iriam definir o vencedor e foi exatamente o que aconteceu", comemora Djokovic.
O vice-líder da ATP enalteceu o adversário e reconhece que ele está com um desempenho bem superior ao do último ano. "Roger estava jogando em um alto nível, bem melhor do que fez nos últimos 13 ou 14 meses. Precisava do meu melhor e de uma grande concentração para ficar com a vitória. Foi o que fiz e estou muito orgulhoso do que conquistei neste torneio", avaliou.
"A maneira como venci esse título é algo que me deixa muito feliz, pois tive três partidas especialmente duras definidas apenas no terceiro set: contra (Marin) Cilic, a semifinal de ontem e a final de hoje", pontuo Djokovic. "Alguns pontos aqui e ali poderiam ter ido para qualquer um dos lados e foram para o meu. Manter a concentração foi algo que me deu coragem e esperança".
|
Djokovic leva título depois de vitória sobre Federer, no Indian Wells - Foto: Divulgação |
O jogo
O número 2 do mundo perdeu o primeiro set, mas reagiu e venceu por 2 a 1, com parciais de 3-6, 6-3 e 7-6 na decisão do torneio nos Estados Unidos. O título foi o terceiro de Djokovic em Indian Wells. Ele agora divide com Jimmy Connors, Michael Chang e Rafael Nadal a condição de segundo maior vencedor do torneio disputado nos Estados Unidos, mas Federer, com quatro conquistas, ainda é o grande recordista.
Djokovic ainda conseguiu um importante desempate no duelo com Federer. Os dois já se enfrentaram nove vezes em decisões, e o sérvio agora soma cinco triunfos e quatro reveses nesses jogos. No duelo direto, a vantagem ainda é de Federer (17 vitórias, contra 16 de Djokovic). Até nisso, porém, o resultado deste domingo foi representativo: foi a quarta vitória do sérvio nos últimos cinco embates entre eles.
"Os resultados têm sido melhores do que eu esperava", havia dito Federer antes da decisão deste domingo. "Acho que encontrei um bom balanço, melhorado nos treinos e seguindo com vontade de vencer".
Foi isso que se viu no primeiro set deste domingo. Federer trabalhou mais com primeiro serviço e cometeu apenas uma dupla falta – Djokovic teve três. Sendo assim, o suíço encaminhou a parcial para uma vitória por 6-3. No segundo set, porém, Djokovic reagiu. O sérvio melhorou no saque, aproveitou uma das duas chances de quebra e devolveu o triunfo por 6-3. O terceiro set foi disputado e a decisão foi parar no tie-break. Mais consistente, o sérvio levou a melhor.
Fonte: Revista Tênis e TenisBrasil